Joomla!

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

A utilização de centros de distribuição como diferencial competitivo

E-mail

Autor: Renato Macedo Poli

Orientador: Carlos Manuel Taboada Rodriguez, Dr.

Ano: 2001

Resumo: Resumo informativo referente à pesquisa efetuada sobre a identificação dos impactos da utilização de centros de distribuição nos custos logísticos e no nível de serviço ao cliente final. Analisa o processo de distribuição física da Fiat Automóveis fazendo uma comparação entre a estratégia logística de distribuição física centralizada ou descentralizada. A pesquisa busca comparar os custos e níveis de serviço do modelo atual de distribuição física centralizada com um modelo proposto de distribuição física descentralizada. A metodologia utilizada foi um estudo de caso baseado em simulações do modelo proposto com quantidades variadas de centros de distribuição. Os resultados apresentados foram de um efetivo incremento de custos com a utilização dos centros de distribuição nas localidades definidas, acompanhados de um melhoramento substancial do nível de serviço oferecido aos clientes, oferecendo uma solução logística importante para a satisfação dos clientes em um mercado cada vez mais competitivo.